Perguntas Frequentes - FAQ

O que é necessário para criar uma conta no sistema de concursos?

É necessário apenas que o usuário possua uma conta de e-mail válida e defina uma senha de acesso ao sistema.

Como criar uma conta de acesso ao sistema?

Basta o usuário acessar o formulário de cadastro do sistema, através do botão Entrar na tela inicial e em seguida clicar no link "Cadastre-se" (ou acessando diretamente o endereço https://concursos.ifpb.edu.br/usuarios/cadastrar/). Por fim, ao submeter as informações solicitadas no formulário de cadastro, o sistema irá enviar um e-mail para que o usuário confirme que é o proprietário da conta criada.

Cadastrei minha conta e não recebi o e-mail de verificação, o que fazer?

Caso o e-mail de verificação da conta não esteja em sua caixa de entrada de e-mails, o usuário deve verificar se o e-mail enviado pelo sistema não foi parar na caixa de Spam. Caso ainda não encontre o e-mail, o usuário deve entrar em contato com a COMPEC para obter orientações.

Como faço para se inscrever em um concurso ou processo seletivo?

Primeiramente, o candidato deve estar logado no sistema. Em seguida, o candidato deve acessar a página do concurso no sistema. Caso o período de inscrição estiver ativo, o sistema irá exibir um botão com o título "Inscrever-se". Após clicar no botão o candidato deverá preencher/atualizar seus dados pessoais, salvá-los e, por fim, preencher o formulário de inscrição com as informações sobre a vaga e sobre as condições de realização da prova.

Como faço para solicitar a isenção de pagamento da taxa de inscrição?

Caso o edital do concurso garanta que há isenção da taxa de inscrição para o certame, o candidato deverá no momento do preenchimento do formulário de inscrição indicar que gostaria de obter a isenção do pagamento da referida taxa. Porém, para isto, o candidato deverá atender aos requisitos exigidos no edital e estar no prazo definido para a solicitação da isenção.

Finalizei minha inscrição e não consegui gerar o boleto de pagamento. Como proceder?

Primeiramente, você deverá identificar se o CEP informado está de acordo com a Cidade/Estado informados no campo de endereço do formulário de dados pessoais. Após corrigir os campos relacionados ao seu endereço de correspondência, você acessar novamente a sua inscrição realizada e gerar novamente o boleto. Caso o CEP e o Estado estejam corretos e o sistema continue apresentando erro na geração do boleto de pagamento, você deverá entrar em contato com a COMPEC informando da situação.